quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Crônica de 12 de outubro (VII) - Zapaendo na TV e vendo Justin Bieber

Crônica de 12 de outubro (VII)- Zapaendo na TV e vendo Justin Bieber

Tarde de 12 de outubro. Feriado. Uma zapeada na TV – e vejo o compacto de um show de Justin Bieber. Faz musiquinhas românticas, exatamente como fazem a maioria absoluta dos cantores e bandas de sucesso em atividade. Suas musiquinhas se dirigem às menininhas, iguais à maioria dos cantores e bandas em atividade. Mas, quero entender porque tanto no seu pé.

Os geeks dizem ignorá-lo. Os nerds adoram odiá-lo. O resto dos militantes da Internet baixam o nível, e lhe atribuem identidade sexual inversa á indumentária. Os mais velhos, entre os 30, e 35 anos, dizem que ele é um negócio parecido com os Menudos e New Kids on the Block - pra quem não viu ou lembra... Google!.

Mas, ele tem algumas vantagens: é um fenômeno autêntico, no sentido que se projetou através da Internet, compõe musicas e as canta (sem que eu possa dizer que acho sua música e canto razoáveis). É um moleque muito bem apessoado e faz um show de... showman, numa estrutura invejável, onde se desenvolve com segurança e intimidade, inclusive dançando com competência (sem que se estabeleça qualquer comparação com gente mais competente no metiê, como era o caso de Michael Jackson, que reinava solene, durante os anos oitenta).

É um show pensado para pré-adolescentes (coisa confusa de definir em termos de faixa etária, atualmente)*. E elas se acotovelam, cantam, acenam, entram em transe, desmaiam e choram sentido por sua paixão passageira, como só uma teenager pode fazer.

Sucesso, como já se disse, é 5% de inspiração e 95% de transpiração. Pra um garoto de sua idade, sem dúvida que Bieber rala um bocado...

De qualquer forma, em alguns anos, ele será apenas lembrança. Mas, estará com a conta bancária incrivelmente cheia de dinheiro e tempo para aproveitar e multiplicar, ou fazer burradas grandes o bastante para que sua maturidade humilhe sua infância e adolescência, como já fez muita gente boa por aí.

Pela bagagem que já parece ter, poderá vir a se tornar um senhor produtordo show bizz. Ou então, um compositor de respeito, pois certamente amadurecerá.

Previsão a curto prazo? o número de corte de cabelos estilos Justin Bieber vai aumentar no país (sem que se possa imaginar que vá concorrer com o estilo moicano**, do jogador Neymar). Os moleques gostam e sabem que funciona com as meninas. Mas, declaram que o estilo é baseado nos modelos de corte de cabelos aéreos dos mangás – então, tá.

................
* O projeto de lei em curso no Congresso Nacional denominado "Estatuto da Juventude" estabelece que a adoslescência (vale dizer, o direito de pagar meia entrada em cinemas, teatros e shows), se estende até os 29 (vinte e nove) anos...

** Em meados dos anos 70, o corte moicano era marca dos punks ingleses. Mas, um irmão que morou na América gosta de dizer que, por lá, pelo menos na década passada, o corte moicano era da reserva da galera fashion gay.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial